Bulldogue Francês

buldog
O Buldogue Francês é um cão de físico forte e de pequeno porte, muito forte para o seu pequeno tamanho, possui proporções compactas e pelagem macia, moderadamente fina, brilhante, rasa e cerrada.

Seu peso não deve ser inferior a 8 kg, ou superior a 14 kg. A altura da raça deve ser sempre proporcional ao peso do cachorro.


A aparência da raça Buldogue Francês é a de um animal ativo e inteligente, musculoso e com sólida estrutura óssea.

A cabeça é forte,larga,quadrada, e a pele forma pregas e rugas quase simétricas. Os olhos são escuros, de expressão alerta e de inserção baixa, bem longe da trufa e das orelhas. O focinho é curto com trufa larga e arrebitada.


As orelhas são de tamanho médio, inseridas no alto da cabeça, largas na base e arredondadas na ponta , pele fina e macia ao toque.

A cauda dos cães da raça Buldogue Francês é curta, de inserção baixa na garupa, mais grossa na raiz, com formato em espiral ou naturalmente quebrada e afilada na ponta.

As cores aceitas são: o fulvo, tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes; e o fulvo uniformemente colorido,tigrado ou não, com manchas limitadas ( pied ), tigrado e também creme.

É um cão inteligente, brincalhão e extrovertido.


Cão de fácil adaptação, o Buldogue Francês é vivaz, conhecido por sua característica alegria e mostra-se muito sociável com seus familiares, especialmente em relação às crianças.


É considerado um cachorro bastante companheiro e requer contato próximo com seres humanos.

É apreciado como cão de companhia, pois além da afetuosidade e da natureza doce e companheira, é conhecido por não ser um latidor, e de fato, é uma raça que late muito pouco.


O Buldogue Francês é carinhoso, especialmente paciente e tolerante com as crianças, e desde que acostumado enquanto filhote pode conviver bem com os outros cães e demais animais de estimação.

Como todo cão de nariz achatado, é necessário um cuidado grande nesse aspecto, principalmente em dias quentes e secos, ou ainda durante as brincadeiras ou qualquer tipo de exercício físico. Não pode participar de de viagens longas e cansativas, pois seu focinho achatado dificulta sua respiração, que normalmente é ofegante.


Devido a este focinho, não suporta ficar em locais quentes e bafados,podendo a vir falecer rapidamente.

É uma raça que não exige muita atividade física, mas como qualquer cachorro precisa exercitar-se regularmente.